Tratamento para Ronco

Para uma ótima saúde e qualidade de vida, o repouso e o sono são ingredientes fundamentais. A qualidade e a quantidade das horas dormidas tem efeitos sobre todas as nossas atividades, repercutindo na nossa concentração, memória, humor e disposição.
Dentre os transtornos associados ao sono, os mais frequentes são a insônia, o ronco e a apneia obstrutiva do sono. Em nossa Clínica oferecemos tratamentos para o ronco e para a apneia.

O ronco é uma obstrução parcial das vias aéreas superiores que obriga à pessoa a respirar pela boca, produzindo um ruído causado pela dificuldade da passagem de ar. Se a pessoa não for tratada adequadamente esse transtorno pode evoluir, e a consequência mais importante e séria do agravamento do ronco é a apneia obstrutiva do sono.

Cerca de trinta por cento dos roncadores também sofrem de apneia. A apneia do sono é uma alteração da respiração onde ocorre uma obstrução total da passagem de ar, provocando uma parada respiratória com duração entre dez e trinta segundos. Esses episódios ocorrem repetidas vezes durante a noite, ocasionando sérios transtornos à saúde: má qualidade do sono, cansaço, alterações na oxigenação dos diversos órgãos, redução da libido, impotência sexual, diabetes, aumento da pressão arterial, doenças do coração e até à morte.

Para o tratamento do ronco e da apneia, trabalhamos com três tipos diferentes de aparelhos intra-orais, conforme cada caso. Esses aparelhos tem a função de reposicionar a mandíbula, fazendo com que toda a musculatura envolvida do processo (da boca e da garganta) se alinhe, desobstruindo as vias aéreas, deixando o ar passar sem que haja o barulho do ronco e falta de oxigenação. Desta forma os aparelhos reduzem em pelo menos setenta e cinco por cento o ronco e reduzem as apneias em até noventa por cento.