Prevenção

Como é maravilhoso vermos um belo sorriso, não é mesmo? Quem tem um sorriso saudável e bonito, possui um tesouro que deve ser atentamente preservado. Atualmente o conhecimento e as técnicas preventivas nos dão totais condições para isso.
A Prevenção sempre é o melhor tratamento, pois é um método mais simples, econômico e que mantém a saúde e estética naturais do nosso sorriso. Por isso sempre incentivamos nossos pacientes a manterem um cronograma de revisões de acordo com as características de cada pessoa.

Em uma simples revisão de rotina podemos constatar e curar doenças em estágio inicial, como gengivites, periodontites, cáries, inflamações, tumores, halitose, bruxismo, e muitas outras. E isso pode vir a ser essencial para a nossa saúde, prevenindo danos realmente graves.

Vamos pensar por exemplo em uma simples gengivite. Ela é facilmente tratada e controlada. Mas se não fizermos isto, ela pode evoluir para uma periodontite severa, que é a principal causa de perdas dentárias.

Outro exemplo é a questão do câncer bucal. Este é um assunto bem delicado. Atualmente, no mundo, cerca de sete por cento dos tumores malignos são bucais. No Brasil esta taxa é de contabilizada em dez por cento, sendo que cinquenta por cento destes pacientes morrem e outra boa parte fica com sequelas terríveis.

A dificuldade de tratamento se dá quando o diagnóstico é tardio. Se atuamos em uma lesão de até um centímetro, temos cerca de noventa e cinco por cento de chance de cura. Enquanto em uma lesão de dois centímetros esse índice cai para cinquenta por cento.

Esses exemplos nos mostram o quanto é realmente importante e necessária uma rotina de prevenção e manutenção de nossa saúde bucal. Lembrarmos de fazermos as revisões no nosso cirurgião-dentista nos traz uma perspectiva de muito mais saúde e qualidade de vida.