Periodontia

A Periodontia é a especialidade odontológica que cuida dos tecidos de sustentação dos dentes, como a gengiva, o ligamento periodontal e o tecido ósseo. É de vital importância para a longevidade dos dentes que estes tecidos estejam sadios e sejam preservados integralmente.

Entre as doenças que afetam esses tecidos, se destacam a gengivite e a periodontite. Alguns dos sinais que indicam a existência de tais enfermidades são o sangramento gengival, mau-hálito, retração gengival e perda de suporte dos dentes.

Com a evolução da inflamação gengival, as fibras e tecidos que suportam os dentes são comprometidos. Além dos desagradáveis transtornos bucais e sociais inerentes ao problema, estudos mostram que existe relação entre as doenças periodontais e as doenças sistêmicas, tais como problemas respiratórios, diabetes, osteoporose, nascimento de crianças prematuras e com baixo peso, doenças cardíacas, articulares e musculares.

É importante que se saiba que nos Implantes Dentários também sofrem com tais problemas. Assim como nos dentes existe a Periodontite, nos Implantes existe a Periimplantite.

O tratamento é simples, desde que realizado precocemente, quando os danos aos tecidos ainda não comprometeram a saúde e não abalaram substancialmente a estrutura dental.