Tratamento de Canal

A Endodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção e cura das enfermidades da polpa dental e de suas complicações. O tratamento endodôntico é conhecido por tratamento de canal e trata-se da remoção dos tecidos existentes dentro do dente, da limpeza, desinfecção e preenchimento da câmara pulpar.
De modo geral, o tratamento de canal é indicado em três situações:

  • Quando a polpa dental se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival,etc.
  • Quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação na membrana periodontal e do osso de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso), ou ainda,
  • Em alguns casos quando o dente se torna necessário como suporte para uma prótese fixa.

É importante ressaltar que nem sempre é necessário fazer o tratamento de canal quando o dente dói. Os dentes podem ter resposta dolorosa a qualquer estímulo fora do normal: frio e calor intenso, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com a raiz exposta devido à retração da gengiva e em dentes submetidos à carga intensa (força durante a mastigação). Nesses casos, removendo-se a causa, cessa-se a sensibilidade. Não precisando ser realizado o tratamento de canal.

Em nossa clínica fazemos uso do óxido nitroso para a maioria dos tratamentos de canal, o que torna os procedimentos mais tranqüilos e confortáveis para o paciente.