A saúde bucal está nos alimentos

Para manter a boca livre de infeções e sem doenças, devemos procurar ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos prejudiciais à nossa saúde e ingerindo alimentos saudáveis. O açúcar é o principal alimento das bactérias causadoras da placa bacteriana, que causa a cárie e outras doenças. Sendo assim devemos evitar a ingestão de balas, chocolates e…

Ver Mais

Mau hálito (halitose) tem solução?

Um certo grau de halitose matinal é considerado fisiológico. Ele acontece devido a leve hipoglicemia, a redução fluxo salivar durante o sono e ao aumento da flora bacteriana anaeróbia proteolítica. Quando esses microorganismos atuam sobre restos epiteliais descamados da mucosa bucal e sobre proteínas da própria saliva, geram componentes de cheiro desagradável: metilmercaptana, dimetilsulfeto e…

Ver Mais

Tabaco e Álcool: os danos começam na boca

Tabaco e álcool, dois vícios muito difundidos e aceitos em nossa cultura e sociedade, são grandes vilões da saúde bucal. Câncer bucal, infecções e doenças na gengiva e na mucosa, perda dos dentes e do paladar. Estes são alguns dos danos que o consumo de tabaco e álcool pode causar na boca. O alerta é…

Ver Mais

Drink Perigoso

O consumo crônico e excessivo do álcool provoca sérias alterações no meio bucal. “Os danos mais leves são o mau-hálito, perda de dentes, problemas periodontais (gengiva). Os mais graves são modificações celulares, infecções fúngicas e virais, entre outros”, diz a estomatologista Maria Carméli. A especialista também lembra que a ingestão de bebidas alcoólicas representa grande…

Ver Mais

Fumaça Nociva

A cirurgiã-dentista e professora Maria Carméli Sampaio, consultora da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Estomatologia, área que estuda as lesões e doenças da boca, relata que os danos que o tabaco causa à cavidade bucal “vão desde alterações na mucosa, diminuição do paladar e mau-hálito, até o desenvolvimento de câncer”. O uso do fumo…

Ver Mais